Índice
Compartilhar

Nesta reflexão, veremos um pequeno recorte daquilo que Deus espera de cada um de nós. Eu diria que todo este capítulo 12 de Marcos retrata o plano que Deus tem para nós de maneira geral. O plano perfeito para que possamos cumprir nosso propósito existencial.

I. Essa parábola fala da relação conturbada entre Deus e Israel:

Deus criou aquela nação e deu a ela a terra prometida. Israel sempre foi uma nação próspera e vitoriosa, porém, ela sempre abandonava a Deus, sempre se afastava do Senhor.
De certo que ele enviou os seus servos, os profetas, para corrigi-la. Porém, ela os matava. O autor de Hebreus (11:37), diz que alguns desses profetas foram apedrejados, tentados, serrados ao meio e mortos ao fio da espada.

Vendo que não adiantou enviar os profetas, então, aquele Senhor pensou que se enviasse seu filho, eles teriam ao menos consideração por ele e o receberiam. Mas, como disse o apóstolo João, “ele veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1.10). Antes, como disse Pedro, este é “aquele a quem vocês o rejeitaram e o crucificaram” (Atos 4.10-11). Mataram o filho de Deus e o lançaram para fora de seus limites, longe de suas vidas.

II. A mensagem central dessa passagem é que Deus enviou o seu filho amado, Jesus Cristo, e ele foi rejeitado pelo seu povo:

O plano de Deus para Israel era de que eles recebem o Messias, o Cristo e a partir dele, voltassem a se relacionar com Deus prestando-lhe culto, dando-lhe adoração, consideração e o respeito que ele merece, como o único e verdadeiro Deus. Porém, de maneira ingrata, desonrosa e má, fizeram o contrário, eles rejeitaram e crucificaram o seu filho amado.

Assim, como fez àquele povo, Deus também tem nos dado tantas bençãos e feito tanto por nós. Ele nos tem feito, sobretudo, seu povo, parte da sua família. E o que temos oferecido a ele? O que temos feito com as nossas vidas de modo a dar a Deus o que ele merece? Como temos tratado o seu filho amado? Será que não estamos afastando Jesus de nossas vidas também? Será que não estamos mantendo Jesus distante dos limites de nossas vidas? Que lugar Jesus ocupa em sua vida?

III. Deus deu à Israel todas as condições e recursos para ser uma nação próspera:

Deixa-me te dizer uma coisa: tudo o que você tem provém de Deus, até mesmo o ar que você respira. Tudo é dele. Porém, ele não quer tudo. Ele quer ser o primeiro, ele quer apenas uma parte, a primeira (Gênesis 4.4; Mateus 6:33), a melhor parte.

E a parte que Deus quer não tem relação com bens ou dinheiro, mas com a disposição que o seu coração tem em honrá-lo e adorá-lo na maneira como você vive e na maneira como administra a sua vida. Ele te deu tudo, ele te deu vida para que você lhe dê honra, glória e gratidão através de atos e palavras.

Dar a ele honra e glória significa que você vai dar-lhe o respeito. Que você vai colocá-lo numa posição de honra em sua vida, onde ele se torna o seu Senhor – independentemente de qualquer situação. (Daniel 6.10, 16, 20-22). De maneira que as pessoas notem o seu respeito, admiração e amor por ele, e sejam atraídas por isso. Significa que você vai adorá-lo com canções e louvores, sim claro, mas, principalmente, com tudo o que você é e com o melhor que você tem. Significa que você vai refletir a glória dele através de seus atos. Que parte das condições e recursos que você recebeu dele serão usados para manifestar o seu Reino neste mundo.

IV. Israel não quis dar a Deus a sua parte:

Israel não quis honrar a Deus e, por isso, foi rejeitado temporariamente no plano divino. Deus colocou Israel de lado, e abriu um parêntese na história para chamar, por meio de seu filho amado, outro povo em seu lugar. Jesus chamou este povo de Igreja. A igreja é agora “a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (1 Pedro 2:9)

V. Israel não recebeu os profetas e nem mesmo o Filho de Deus:

Não bastasse matar os profetas, eles ainda rejeitaram a Jesus e o mataram fora da cidade. Além dos limites de Jerusalém.

A pior decisão que alguém pode tomar na vida é rejeitar a Jesus e mantê-lo longe de sua vida.

VI. Não receber o filho de Deus é a maior demonstração de ingratidão e desrespeito com ele:

Rejeitar o filho amado de Deus é, sem sombras de dúvida, o maior de todos os pecados. Não o receber é a maior ingratidão de todas. As pessoas que decidem manter Jesus longe dos limites de sua vida não são nada inteligentes.

Nesta parábola, o filho deste senhor foi o ÚLTIMO RECURSO para aquelas pessoas. Mas, eu diria que Jesus não é último recurso para você, ELE É O ÚNICO RECURSO, o ÚNICO MEIO. Ninguém, antes ou depois dele, pode lhe proporcionar a paz perfeita com Deus como resultado do perdão e livramento da condenação eterna (Romanos 5:1).

VII. Jesus veio nos chamar para entregarmos a Deus a parte que lhe pertence:

A vinda de Jesus é a grande e única oportunidade que temos para honrar a Deus. Somente por meio dele é que podemos ofertar ao Senhor um culto racional, santo e agradável. Pois, somente ele nos purifica dos nossos pecados e nos dá acesso ao Santo dos santos.

Ele morreu por nós, ressuscitou e voltou para o Pai. Porém, um dia ele retornará a terra para pedir conta a cada um. Um dia ele voltará com poder para julgar os homens.

Receba hoje o filho amado de Deus. Não o negue! Receba-o como Salvador para ser perdoado, e como Mestre para aprender com ele a maneira certa de andar neste mundo. Este é o plano de Deus, que a gente possa não apenas caminhar após Jesus Cristo, mas caminhar como ele caminhou, andar como ele andou, viver como ele viveu (1 João 2.6) e, assim, cumprir o fim do nosso chamado que é caminhar em boas obras (Efésios 2:10).

Deus espera que você honre o seu filho. Ele espera que você adore o seu filho. Pois, se você honra e adora o filho, também honra e adora o Pai. Jesus disse, quem me vê a mim, vê o Pai que me enviou (João 12:45). Quem recebe a mim, recebe o Pai que me enviou (Mateus 10:40). E quem não honra o filho, não honra o Pai que o enviou (João 5:23).

Bom Caminho

Mantenha-se atualizado

Inscreva-se para receber recursos grátis.

Related Articles