Jesus é o pão da vida e quem dele se alimenta se sacia para sempre; ele é a água da vida e quem dele bebe nunca mais volta a ter sede; ele é o único caminho e quem por ele anda se achega à Deus em paz e em segurança; ele é o redentor e quem nele crê está salvo do castigo eterno; ele é a verdade e quem o segue será livre; ele é o bom pastor e pelas suas ovelhas dá a sua própria vida.
Se há explicações a respeito de Jesus? Sim, muitas, históricas, teológicas e filosóficas, e não apenas sobre quem ele é, mas também sobre o que ele fez, informações que seriam impossíveis de descrevê-las todas aqui.
Contudo, gosto de pensar em Jesus como o único filho de Deus, a nós enviado (João 3.16,17), o verbo encarnado (João 1:1; 1:14), com a missão de nos salvar de nossos pecados (Mateus 1:21; 18:11; Atos 2:21) e nos reconciliar, e toda a sua criação, com o Criador (2 Coríntios 5:18,19; Romanos 5:10; Colossenses 1:20).
Cristo é o servo sofredor, mas não é servo dos nossos desejos e ambições. Jesus é manso e humilde, mas não é ingênuo, se for preciso ele ruge como o grande leão da tribo de Judá. Jesus é a porta para o céu, mas não se engane, é uma porta estreita e ele não permitirá que bagagens entorpecidas de egos e pecados passem por ele. Jesus é a luz do mundo, quem o segue em trevas não andará. Jesus é simples como a pomba, mas prudente como a serpente (Mateus 10:16).
Cristo é o único homem sem pecados (Hebreus 4:15). Nele nunca houve engano. Ele é perfeito e santo, e por isso, foi o único capaz de se colocar voluntariamente na cruz, para morrer em nosso lugar. Como disse João Batista, “eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Em nosso lugar, por amor, eis o cordeiro substituto, imolado. O único mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5).
Jesus é a expressão exata do amor. Se me perguntarem o que é o amor, sem hesitar, respondo: Jesus encarnado, morto e ressuscitado. Jesus é a expressão exata de Deus (Hebreus 1:3), a imagem do Deus invisível (Colossenses 1:15). Jesus é Deus (1 João 5:20), coexistente com o Pai e com o seu Espírito Santo (João 10:30; Mateus 28:19).
Quem crer e confessar Jesus como seu único Salvador e Senhor, não será condenado, mas será salvo e receberá o dom da vida eterna.
Creia nele e o confesse neste dia, e assim receba a vida que nele há, a virtude que dele sai, a paz que dele flui, a graça que dele emana, o amor que ele é.
Se me perguntarem o que é o amor, sem hesitar, respondo: Jesus encarnado, morto e ressuscitado. Moisés Carneiro
Este é Jesus, se você deseja conhecê-lo mais, o encontrará presente nas Escrituras, de forma robusta e intencional, pois é dele que elas testificam (João 5:39).
Por Moisés Carneiro